E lá vamos nós de novo. Mais um dia, mais uma gigante do entretenimento decidindo que lucro a curto prazo é mais importante do que criatividade a longo prazo.
Dessa vez, a Warner Bros Discovery anunciou que está fechando três estúdios de games e cancelando o aguardado jogo da Mulher-Maravilha, porque aparentemente fazer um bom jogo hoje em dia não dá dinheiro suficiente, mas vender skins medíocres por 20 dólares, sim.
Os estúdios afetados? Player First Games, WB Games San Diego e Monolith Productions.
O jogo cancelado? Mulher-Maravilha.
O motivo? “Não se encaixa mais em nossas prioridades estratégicas.”
Ou seja: “Não achamos que esse jogo vai fazer rios de dinheiro imediatamente, então dane-se.”
Quando “prioridade estratégica” significa “cortar tudo que não rende bilhões”
Se você já jogou videogames nos últimos 20 anos, sabe que Monolith Productions é um estúdio talentoso pra cacete. Esses são os caras que criaram a série Middle-Earth: Shadow of Mordor, um dos melhores jogos inspirados no universo de O Senhor dos Anéis.
Mas, claro, isso não foi suficiente. Porque, para as empresas de hoje, ser bom não basta. Você tem que ser um sucesso instantâneo e gerar bilhões.
Antigamente, se um jogo vendesse bem e tivesse potencial para crescer, os estúdios apostavam nele. Hoje em dia? Se o jogo não for um fenômeno imediato no nível de um GTA ou Fortnite, já era.
E assim, mais um projeto promissor vai para o limbo, enquanto a Warner Bros esfrega as mãos e diz: “Vamos focar nos nossos grandes sucessos.”
Ah, sim, claro. Porque o que o mundo realmente precisa é de mais um jogo de Harry Potter ou Mortal Kombat.
O mercado de games está morrendo ou as empresas estão matando?
A justificativa para esses cortes é que os jogadores estão gastando menos e preferindo franquias consagradas.
Mas será que isso é culpa dos jogadores? Ou será que isso acontece porque a indústria só sabe fazer a mesma coisa de novo e de novo até ninguém aguentar mais?
Vamos pensar um pouco:
🎮 Call of Duty lança um jogo todo ano.
🎮 Assassin’s Creed tem mais títulos do que um advogado metido a besta.
🎮 FIFA agora virou EA Sports FC, mas continua o mesmo jogo requentado.
🎮 GTA 6 vai sair depois de mais de uma década de espera, porque a Rockstar estava ocupada vendendo carrinhos virtuais a preço de ouro no GTA Online.
Enquanto isso, jogos originais são cancelados antes mesmo de terem uma chance de brilhar.
A verdade é que as empresas estão cavando a cova do próprio mercado, porque não querem correr riscos. Preferem expremer cada centavo das mesmas franquias antigas até não sobrar nada.
Mulher-Maravilha: Cancelada Antes Mesmo de Ter uma Chance
E o que dizer do jogo da Mulher-Maravilha?
A Warner Bros Discovery justificou o cancelamento dizendo que queria oferecer a “melhor experiência possível para a personagem” e que isso “não era mais viável dentro das prioridades da empresa”.
Que tradução maravilhosa para: “Achamos que não ia dar dinheiro o suficiente, então dane-se.”
Porque, sejamos sinceros: se fosse um jogo do Batman, esse cancelamento jamais aconteceria.
A Warner vive dizendo que quer investir mais no universo da DC, mas sempre acaba voltando para os mesmos três personagens de sempre: Batman, Superman e Coringa.
A Mulher-Maravilha, uma das maiores e mais icônicas heroínas da história, simplesmente não é “lucrativa o suficiente” para justificar um jogo próprio.
É triste, mas já era esperado. O problema da Warner com a Mulher-Maravilha é antigo.
Eles não sabem como lidar com a personagem.
Eles não sabem como vendê-la.
E agora, nem um jogo AAA promissor eles deixam sair.
O futuro dos games: mais do mesmo, agora com microtransações
O mais engraçado (ou trágico) nisso tudo é que a Warner Bros não é a única fazendo esse tipo de corte.
🔹 A Microsoft comprou estúdios gigantescos e, logo depois, começou a demitir gente e fechar divisões inteiras.
🔹 A Sony cortou equipes e fechou projetos.
🔹 A EA matou tantas franquias boas que já dava pra fazer um cemitério gamer inteiro só com elas.
E qual o resultado disso?
O futuro dos games parece cada vez mais limitado a duas opções:
🎮 A mesma franquia repetida eternamente.
🎮 Jogos gratuitos cheios de microtransações ridículas.
Quer uma experiência nova e inovadora? Boa sorte esperando que um estúdio indie consiga sobreviver tempo o suficiente para lançá-la.
Conclusão: Criatividade está se tornando um luxo
O cancelamento do jogo da Mulher-Maravilha é um sintoma de um problema muito maior.
As empresas não querem mais correr riscos.
Se o jogo não for um fenômeno mundial instantâneo, ele é descartado sem piedade.
O que isso significa para o futuro dos games?
Significa que, cada vez mais, a criatividade será um luxo.
Jogos realmente inovadores vão ficar cada vez mais raros.
E o que vai sobrar?
Mais do mesmo.
Então prepare-se: o futuro dos games será uma repetição infinita de Harry Potter, Mortal Kombat e jogos genéricos de mundo aberto cheios de loot boxes.
E a gente que lute. 🎮💀