Você sabe ouvir a intuição? Essa palavra veio originalmente do latim intueri, que significava “contemplar” ou “olhar para dentro”. Faz sentido, não é mesmo? E é partir da intuição que podemos descobrir nosso propósito de vida, tomar decisões sábias e levar uma vida plena.
Inclusive, muitos cientistas e pesquisadores têm se referido à intuição como a mais alta forma de inteligência que possuímos. Em outras palavras, ela não está mais limitada a um pensamento esotérico ou religioso. Mas sim sendo vista como uma maneira legítima de fazer julgamentos e decisões.
Então, vamos logo aprender a utilizá-la de maneira inteligente e eficaz? Confira nossas dicas:
5 dicas para ouvir a intuição e tomar as decisões certas
1 – Respire profundamente prestando atenção em cada detalhe da inspiração e da expiração.
Fazer esse exercício te ajudará a limpar a mente de quaisquer pensamentos que possam estar impedindo sua intuição de agir. Se quiser, você também pode meditar ou apenas ouvir uma música relaxante. É muito difícil ouvir sua intuição quando você está estressado. Por isso, o mais importante é que antes de tudo você tente relaxar a mente.
2 – Pergunte-se: como eu me sinto com essa decisão?
Observe o primeiro sentimento, sensação, palavra ou imagem que surge dentro de você quando você se imagina tomando uma decisão. Você também pode aproveitar e fazer uma lista (sincera, hein?) de prós e contras. Mas sempre baseada em seus sentimentos. Nesse momento, deixe a razão um pouco de lado. Nossa intuição está muito mais ligada ao nosso lado emocional.
3 – Perceba que sensações seu corpo emite neste momento.
Alívio? Medo? Ele se contrai ou relaxa? Quanto mais as sensações forem boas, maior a chance de sua intuição estar certa. Preste atenção com calma, sem pressa.
A verdade é que nosso corpo nunca mente, por mais que tentemos ignorá-lo. Independentemente das histórias ou teorias malucas que criamos, é a partir dele que temos as principais pistas para saber o que realmente estamos sentindo.
4 – Perceba se não é o medo quem está te enganando sobre ouvir a intuição
Talvez esse seja o tópico mais importante! O medo é especialista em se disfarçar de intuição. Quando estamos com medo, tendemos a tomar decisões precipitadas ou acreditar que estamos “seguindo nossa intuição” de tão forte que se torna a nossa voz mental.
Por isso, tente anotar todos os medos que essa situação te trás. Ficará mais fácil ouvir a intuição e visualizar o que realmente é medo ou um pensamento claro.
5 – Peça orientação para seu mentor, anjo da guarda, eu superior, Deus, universo.
Não importa o que você acredite, o que importa é se conectar. Você não precisa ser religioso para orar. A oração é uma energia condensada e uma intenção que o ajudará a concentrar sua força de vontade. Fazer uma oração é uma das maneiras mais poderosas de melhorar sua capacidade intuitiva.
Se não acredita em nenhum desses termos que citei, converse com você mesmo, como se você fosse o seu próprio Deus. Sua alma te escutará e te dará respostas.
DICA BÔNUS
E se você acredita na cura dos chakras, concentre-se em equilibrar o chakra do terceiro olho, que é o centro de suas habilidades intuitivas. Se você observar que está com muitos pensamentos negativos, paranoias ou ansiedade, provavelmente este chakra está em desequilíbrio. Há muitas maneiras de desbloquear este e outros chakras e, se você quiser, pode conferir neste post: